Results for 'Helena dos Reis'

1000+ found
Order:
  1.  8
    Sobre la tarea política de construcción de la igualdad social: un abordaje de las ideas de Tocqueville.Helena Esser dos Reis - 2011 - Arbor 187 (750):725-732.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Rousseau, um democrata radical?Helena Esser Dos Reis - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Inúmeros autores afirmam que Rousseau é um democrata radical, entretanto, ele mesmo, não parece apoiar um governo democrático. Instigados por esta situação buscaremos elucidar em qual sentido podemos considera-lo um defensor da democracia. Para isso, procuraremos seguir o pensamento político de Rousseau reconstituindo as condições originárias da existência humana, discutiremos as condições do pacto de associação e a investigaremos a manutenção do estado republicano por meio da ação política de legislar. Tentaremos, finalmente, elucidar o problema proposto, em primeiro lugar, com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Virtudes E vícius da democracia.Helena Esser dos Reis - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):115-128.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Virtudes E vícius da democracia.Dos Reis Helena Esser - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Do sentimento de semelhante ao compromisso político.Helena Esser dos Reis - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:109-118.
    Nosso propósito é tematizar um possível vínculo entre a natureza e a sociedade a partir da análise do sentimento espontâneo de piedade ou comiseração.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Apresentação do Dossiê Rousseau.Helena Esser dos Reis, Marisa Alves Vento & Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):9-14.
  7.  7
    Tropeços da igualdade no caminho da natureza à civilidade.Helena Esser dos Reis - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O tema da igualdade foi tratado ao longo dos séculos das luzes em par com o tema da liberdade, contudo nesta parceria a igualdade é considerada _condição para_, e não algo _a ser buscado por si mesmo_, ao contrário da liberdade. Esse tratamento, que quase tornou a igualdade um mal necessário, exigiu uma série de restrições – ou tropeços - que introduziram nova série de desigualdades entre os membros do Estado. Os tropeços a serem discutidos aqui dizem respeito à diferença (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Virtudes E vícius da democracia.Helena Esser dos Reis - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):115-128.
    Democracy can be regarded, following Alexis de Tocquevilles thoughts, from two complementary standpoints: the equality standpoint – where equality is understood as a social condition; and the liberty standpoint – understood as a political condition. However, he observes, democracy is not a priori what it should be, denunciating, in this way, the imbalance between equality and liberty, the greater the imbalance as poor are the public virtues. We intend to enroll in a debate involving ethics and politics, by considering vices (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A importancia das associações para a democracia:uma análise segundo a perspectiva tocquevilliana.Helena Esser Reis - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):35-48.
    No presente artigo nos propomos a analisar a importancia atribuida por Tocqueville às associações civis e políticas como meio de combater a tendência natural dos homens no Estado Democrático,ao isolamento e à indiferença pública, posto que essa tendência constitui-se como ameaça à liberdade e impede que a democracia reine no mundo político.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    A virtude na filosofia política de Tocqueville.Helena Esser Reis - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):83-94.
    Para Tocqueville, a igualdade e a liberdade são ambas necessárias à existência de um estado democrático.No presente artigo,tentaremos provar que a realização da liberdade em um tal estado,no pensamento de Tockeville, está intrinsicamente ligada à virtude dos cidadãos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Pensar a democracia em companhia de Rousseau e Tocqueville.Helena Esser Reis - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Buscar nexos entre o pensamento de Rousseau e Tocqueville é facilitado porque o próprio Tocqueville afirma que Rousseau foi um dos autores que mais influenciou seu pensamento. Influência, contudo, não significa concordância; e, ser um dos que mais o influenciou não significa uma única influência; razões que tornam nossa tarefa de buscar compreender os nexos entre um e outro mais instigante. Nosso esforço, neste artigo, recairá sobre a compreensão da concepção de democracia em cada um dos autores e, neste sentido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):01-20.
    A filosofia política que se desenvolveu no mundo islâmico, entre os séculos IX e XII, apropriou-se de conceitos da filosofia grega, principalmente de Platão e de Aristóteles. A República e as Leis, de Platão, e a Ética Nicomaqueia, de Aristóteles, foram os textos que fundamentaram as concepções políticas dos filósofos de expres são árabe , desde as virtudes a serem buscadas individualmente até a ideia do melhor regime político. Com base nos textos gregos traduzidos para o árabe, esses filósofos delinearam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Historicidade, mudanças relacionais E não fixidez do passado existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):247.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  34
    Heidegger: a vida como possibilidade e mistério.Róbson Ramos dos Reis - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):481.
    O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica,que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destacoalguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial depossibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    A interpretação privativa da Vida E a relação circular entre biologia E ontologia.Róbson Ramos dos Reis - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):423.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Neonatal suffering, theories of suffering, phenomenology, existential feelings.Róbson Ramos-dos-Reis - forthcoming - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia).
    Neonatal suffering has been the focus of recent debate in pediatric bioethics and suffering theory. How to access and conceptualize the suffering that can be attributed to newborns? How to discern the suffering of newborns who, due to being non-neurotypical, may have a short life and severe neurocognitive disabilities, in addition to being entirely dependent on people or life-sustaining technologies? Phenomenology has provided valuable tools for analysing human experiences of suffering, but its application to the neonatal suffering experience is not (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    O Artifício Estético da Narrativa Política: Uma Interpretação da Representatividade Democrática À Luz Do Pensamento Maquiaveliano.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A discussão em torno da fundamentação da democracia apresenta divergências tanto na questão substancial quanto na forma. Malgrado as diferenças conceituais, na atualidade parece ser uma tese comum a de que, para governar, é indispensável a aquiescência do povo. Desde cedo, percebe-se que as fissuras sociopolíticas não poderiam ser contidas exclusivamente com a força. De mais a mais, tudo sugere que esta esteja do lado dos governados, restando ser imprescindível aos governantes conquistar o coração e o pensamento do povo, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Maquiavel, a política e o uso do engano para conquistar a glória.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Nesta comunicação se pretende mostrar que há um entrelaçamento entre os escritos políticos de Nicolau Maquiavel e suas composições literárias, particularmente com sua comédia A Mandrágora.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo Dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a pertinência do recurso da narração tanto na representação quanto da própria constituição da ipseidade. Para realizar esse intento, optou-se por uma estratégia comparativa entre uma posição antinarrativista e uma narrativista no que concerne aos poderes da narração em apreender e compor o domínio das identificações. Em um primeiro momento será realizada uma reconstrução das posições de Jean-Paul Sartre acerca da narração tendo por base a ontologia fenomenológica de O ser e o nada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Estudo comparativo técnico-militar dos exércitos da Batalha de Hastings de 1066 nas fontes anglo-normandas do século XI.Jaime Estevão Dos Reis & Lucio Carlos Ferrarese - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):42.
    Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as diferenças técnicas e militares entre o exército normando de Guilherme da Normandia e o exército anglo-saxão de Haroldo Godwinson que se confrontaram na Batalha de Hastings de 1066. Para isso, utilizamos como fontes a Tapeçaria de Bayeux e a Crônica de Guilherme de Poitiers, bem como dialogamos com a historiografia da história militar inglesa. Dessa forma, observamos que as diferenças de armas e estratégias existentes entre os exércitos anglo-saxões e normandos, influenciadas pelas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Heidegger: origem e finitude do tempo.Róbson Ramos dos Reis - 2005 - Doispontos 1 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  37
    Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar.Régis Henrique dos Reis Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 227.
    Este estudo teve como objetivo geral, analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das dissertações e teses produzidas no PPGEEs/UFSCar, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sociais, políticos e econômicos. Em linhas gerais obtivemos os seguintes resultados, 88,9% dos documentos analisados adotaram a abordagem empírico-analítica, 11,1% a fenomenológica-hermenêutica e 0% a crítico-dialética. Considerando as articulações entre o lógico e o histórico, verificamos que a predomínio da abordagem empírico-analítica, está relacionado com os determinantes sociais, políticos e econômicos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  28
    Verdade E indicação formal: A hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger.Róbson Ramos Dos Reis - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):607-620.
    No presente artigo, é apresentado um aspecto central da concepção heideggeriana da fenomenologia nos escritos posteriores a 1919, que, à luz dos textos disponíveis na Gesamtausgabe de Martin Heidegger, revela um componente dialógico específico do método filosófico. A tese de que os conceitos e enunciados próprios da filosofia têm um caráter indicativo-formal conduz a uma noção de verdade filosófica, que tem na recepção produtiva e conversacional das sinalizações formais o seu traço definitório. Associada com a noção especulativa de jogo, apresentada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A organização da produção E do trabalho numa indústria manufatureira.Liliana Bueno Dos Reis Garcia - 1990 - História 9:59-81.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  24
    Cultura y territorialidad en la tradición del Pantanal de Corumbá y Ladario en Mato Grosso do Sul (Brasil).Aparecido Francisco dos Reis, Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro & Cleonice Alexandre Le Bourlegat - 2006 - Polis 14.
    El texto siguiente trae una discusión en el campo teórico y empírico, de las relaciones entre grupos pantaneros y la naturaleza, en el entorno de las haciendas que se encuentran alrededor de Corumbá y Ladario, ciudades situadas a las márgenes del río Paraguay. En este texto, se comunican resultados parciales del proyecto de investigación acerca del conocimiento, de la cultura y de las representaciones producidas en el contexto de esas poblaciones en el proceso de apropiación de los recursos naturales. De (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Educação para as Relações Étnico-Raciais, Diversidades e Educação.Andreia dos Reis Almeida - 2022 - Odeere 7 (3):190-194.
    O livro aqui resenhado apresenta resultados de pesquisas realizadas por docentes que têm se dedicado às questões relacionadas às diversidades/ diferenças (étnicas, raciais, de gênero, sexualidades, culturais, linguísticas) em diferentes perspectivas teórico-metodológicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    Epistemologia e teorias da educação.Régis Henrique dos Reis Silva, Márcia Chaves-Gamboa & Sarah Maria de Freitas Machado Silva - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Pressuposição E derivação.Róbson Ramos Dos Reis - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):175-186.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise do conceito de pressuposição, queaparece na afirmação de que todo encontro comentes pressupõe uma compreensão de ser. A teseé examinada no contexto da gênese ontológicado comportamento científico, apresentada porHeidegger em Ser e Tempo. A pressuposição dacompreensão de ser que torna possível os atosbásicos instituidores do comportamento científicotem o sentido da projeção de si mesmo comocapaz de.desempenhar um papel socialrecognitivoespecífico: o de reagir aos objetoscom asserções e com práticas inferenciais ejustificacionais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Sentido E verdade: Heidegger E "a noite absoluta".Róbson Ramos Dos Reis - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):231-248.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise da teoria heideggeriana acerca darelatividade da verdade em relação ao ser doDasein. A presente reconstrução é desenvolvidapor meio da apresentação do assim chamadocarátér de verdade do ser, bem como da interpretaçãoontológico existencial da gênese da ontologiada presentidade a partir dadisponibilidade. No asserir localiza-se a prática recognitiva capaz de instituir acategoria da pura subsistência, na qual reside acondição existencial da possibilidade da verdade.Essa dependência existencial da verdade permiteo reconhecimento da condição (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Apresentação.Jaime Estevão Dos Reis - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Heidegger E o enigma da comédia.Dos Reis Róbson Ramos - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Lagarteando: problemas ontológicos e sem'nticos na hermenêutica da natureza viva de Heidegger.Róbson dos Reis - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (3):225-243.
  33.  18
    La racionalidad de la cultura occidental y la problemática del desarrollo en el pensamiento social brasileño.Aparecido Francisco dos Reis - 2003 - Polis 6.
    El artículo hace un contrapunto entre los conceptos de desarrollo y los de autogestión y participación en el contexto brasileño, siguiendo los complejos culturales involucrados. Para ello recorre el racionalismo de la vertiente cultural nórdica protestante y la actitud afectiva de la cultura brasilera. Finaliza con el concepto de hombre cordial en quien redidirían todas las potencialidades históricas y heurísticas de resolución de los dilemas de nuestra existencia social.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Natureza e normatividade na hermenêutica ontológica de Martin Heidegger - parte II.Róbson Ramos dos Reis - 2010 - Natureza Humana 12 (2):1-30.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Natureza e normatividade na hermenêutica ontológica de Martin Heidegger -parte I.Róbson Ramos dos Reis - 2010 - Natureza Humana 12 (1):1-46.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Ética na contemporaneidade: elementos para uma análise.Nilo Henrique Neves Dos Reis - 2011 - Enfoques 23 (1):57-73.
    En este ensayo se busca demostrar que la discusión sobre la ética envuelve diversas problemáti-cas que carecen de la mirada atenta del escritor y al mismo tiempo, por ser polifacética, requiere de la contribución de otras áreas del conocimiento. Por lo tanto, es preciso examinar cuidado-samente el t..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    Sátira e alienação na construção do narrador não confiável em Goethe e Machado de Assis.Ana Laura dos Reis Corrêa - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):194-202.
    A partir da leitura de Os sofrimentos do jovem Werther, com base nos artigos de György Lukács e Miguel Vedda sobre esse romance de Goethe, e considerando o conjunto da obra de maturidade de Machado de Assis, quando o narrador assume a condução da narrativa guiando-a no ritmo frívolo e volúvel do capricho de classe, pretende-se investigar, neste texto, de que maneira a composição satírica de um narrador não confiável estabelece conexões entre esses dois escritores que deram forma sensível à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Presentismo e a Experiência Viva Do Tempo: Uma Aproximação Existencial e Narrativista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):317.
    Trata-se de uma tentativa de atualização das premissas da teoria da identidade narrativa de Paul Ricoeur diante do desafio lançado pelo presentismo tal como concebido por François Hartog. Nessa direção, em um primeiro momento serão apresentados elementos que enfatizam a presença da influência da teoria agostiniana do tríplice presente na noção ricoeuriana de experiência viva bem como na teoria da história de Reinhart Koselleck e no existencialismo sartreano. Em um segundo momento, será avaliada a possibilidade de equacionar a experiência viva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  40
    The acceptability among French lay persons of ending the lives of damaged newborns.N. Teisseyre, I. D. dos Reis, P. C. Sorum & E. Mullet - 2009 - Journal of Medical Ethics 35 (11):701-708.
    Background: Lay persons’ judgements of the acceptability of the not uncommon practice of ending the life of a damaged neonate have not been studied. Methods: A convenience sample of 1635 lay people in France rated how acceptable it would be for a physician to end a neonate’s life—by withholding care, withdrawing care, or active euthanasia—in 54 scenarios in which the neonate was diagnosed either with perinatal asphyxia or a genetic abnormality. The scenarios were all combinations of four factors: three levels (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  40.  7
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    This article aims to present the relevance of the narrative resource in the representation and in the constitution of the selfness. To achieve this goal, a comparative strategy was chosen between an anti-narrative and narrative positions with regard to the powers of narration in apprehending and composing the domain of identifications. In a first moment, a reconstruction of Jean-Paul Sartre's positions on narration will be carried out, based on the phenomenological ontology of Being and nothingness, as well as the considerations (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    A necessidade metafísica do homem a partir da problematização do conceito de experiência em geral.Juliana Dos Reis Cuenca - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):123.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    A jardinagem das memórias e o miosótis de um planeta desconhecido: memória e experiência do tempo na hermenêutica narrativista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Griot 23 (1):1-27.
    Trata-se de um estudo comparativo entre as ideias do filósofo Paul Ricoeur (1913 – 2005) e do romancista Milan Kundera (1929-) sobre as experiências do tempo e da memória. Parte-se de uma comparação inicial das ideias de ambos os pensadores acerca dos temas da ipseidade, da História e da experiência do tempo. Em um segundo momento, o pensamento de ambos os autores é colocado em confrontação crítica, em especial no que concerne aos seus respectivos entendimentos sobre a natureza da experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    A fenomenologia e o paradigma naturalista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):270-296.
    Trata-se de um breve e parcial recenseamento do paradigma naturalista em desenvolvimentos clássicos e recentes da filosofia fenomenológica. Em um primeiro momento, tentar-se-á estabelecer elementos mínimos acerca do que pode ser considerado um “paradigma filosófico”. Em seguida, será mostrada uma presença improvável e discreta da física enquanto imaginário privilegiado na ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Também será explorada a resistência de Paul Ricoeur ao reducionismo neurobiológico, bem como uma improvável presença de um enquadramento naturalista na base de sua antropologia filosófica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    O Romance e a Identidade Narrativa: Kundera No Laboratório de Ricoeur.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):49-66.
    Trata-se de traçar uma aproximação comparativa entre dois autores oriundos de campos distintos do saber e da cultura e visualizar a mútua contribuição decorrente dessa aproximação, a saber, entre a filosofia de Paul Ricoeur (1913-2005) e o romance de Milan Kundera (1929-). Na medida em que tanto a filosofia de Ricoeur quanto a prosa ficcional de Kundera refletem sobre a constituição da subjetividade na modernidade, a presente contribuição visa estabelecer paralelos entre suas concepções de subjetividade e suas reflexões sobre os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Resenha de “Escola Partida: Ética e Política Em Sala de Aula”, de Ronai Rocha.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):125-127.
    “Ex nihilo nihil fit” é uma máxima da metafísica e da teologia medievais que, digamos, tinha como finalidade ajudar na organização do inventário de uma herança cultural cujas bases não eram compatíveis com aquelas do pensamento cristão no qual o universo é Criação de um Criador. A ideia de que “do nada, nada vem” pode ser talvez identificada como a ideia central do novo livro do professor Ronai Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria, intitulado Escola partida: ética e política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Courts and COVID-19: an Assessment of Countries Dealing with Democratic Erosion.Emilio Peluso Neder Meyer, Ulisses Levy Silvério dos Reis & Bruno Braga de Castro - 2023 - Jus Cogens 5 (1):85-110.
    This article aims to present four case studies of the different responses to governmental measures to fight the COVID-19 pandemic by supreme and constitutional courts, especially in cases of jurisdictions that have been facing democratic erosion. The spread of the COVID-19 pandemic demanded immediate public policies and other political decisions from the branches of government. Executive authorities were the main actors in effecting constitutional public health norms. The expectation was that they will abide by the rule of law in fulfilling (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Instituição Escolar e Educação Escolar: Implicações Teóricas.João dos Reis Silva Júnior - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Review of Budismo e Filosofia em diálogo. [REVIEW]Lucas dos Reis Martins - 2016 - European Journal of Japanese Philosophy 1:369-370.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  35
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000